quarta-feira, 12 de maio de 2010

Você sabe qual é a diferença entre Mares e Oceanos?


Os mares...
Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. São considerados partes dos oceanos, localizando-se entre limites continentais. Também são menos profundos. O mar é salgado porque em suas águas há predomínio de cloreto de sódio, o sal de cozinha (aquele que a mamãe usa para temperar a comida) e também de cloreto de magnésio. A cor do mar varia entre azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou substâncias no fundo do mar. As ondas do mar são causadas pelo vento e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e intensidade da ventania.


Já os oceanos...
São divididos por dorsais, formando cadeias de montanhas submarinas que se estendem por mais de 65.000 km ao redor dos oceanos possuindo altura média de 2,5 km acima do solo submerso que o cerca.

Estas dorsais são normalmente o primeiro ponto onde os terremotos atingem. É nesta região que o novo solo oceânico aparece com o constante subir de magma e seu resfriamento (este processo aumenta o solo oceânico em cerca de 2 km²).

A moda é tomar água de iceberg


Pedaços de iceberg derretidos e engarrafados são a última moda entre as abastadas famílias da Califórnia. A água é comercializada sob o nome de Borealis e a campanha publicitária divulga o produto como "a mais pura das puras". O slogan tem uma explicação: a água francesa, líder de mercado até agora, percorre um caminho de dez anos entre rochas vulcânicas que a purificam e a enriquecem; por outro lado, os pedaços de iceberg mais jovens datam de cerca de dez mil anos, tendo sido congelados muito antes da Terra começar a sofrer os efeitos da contaminação ambiental. Mas os competidores franceses já começaram a desqualificar a pureza da "nova" água, afirmando que "provavelmente o líquido contenha restos de urina de animais polares". As autoridades locais se entusiasmam pensando que, ao persistir a "moda" da água "mais pura entre as puras", seu valor de mercado poderia superar até mesmo o do petróleo. Uma garrafa dela chega a custar atualmente US$ 10.

Matemático russo foi considerado bruxo e condenado à fogueira devido à precisão de seus cálculos


O tzar Ivan IV da Rússia, que reinou de 1533 a 1584, mandou executar na fogueira um matemático a quem pedira, apenas para divertir a corte, que calculasse o número exato dos tijolos necessários para construir determinado prédio. Ao término da obra, verificada a precisão dos cálculos, Ivan IV sentenciou o matemático à morte como bruxo, porque era dotado de estranhos e perigosos poderes.

Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher





Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.

domingo, 9 de maio de 2010

Curiosidades do Brasil em Copas do Mundo


O Brasil é o único país que possui uma seleção de futebol pentacampeã.

Suas conquistas aconteceram nas Copas do Mundo, realizadas em 1958, na Suécia; 1962, no Chile; 1970, no México; 1994, nos Estados Unidos; e 2002, na Coreia do Sul e Japão.

Dentre tantas vitórias, o país acumula importantes recordes, sendo o único vencedor em três continentes distintos, como Ásia, Europa e América; o único que tem o título de pentacampeão (cinco vezes campeã); e o único a participar de todas as copas, estando com vaga garantida até 2014.

Sua classificação para a copa do mundo de 2010 se deu com a vitória contra o time argentino, pelas eliminatórias da copa. No jogo realizado dia 05 de setembro de 2009, em campo adversário, o Brasil ganhou por 3X1, deixando os “los hermanos” mais uma vez de queixo caído. A vitória quebrou um tabu de invencibilidade há 13 anos.

No ranking das copas do mundo, o Brasil participou de dezessete copas, tendo jogado 87 vezes. Dessas, obteve 60 vitórias, 13 derrotas e 14 empates. A soma dos pontos ganhos em todas as copas chega a 147, seguido da Alemanha, a segunda colocada, com 128 pontos.

Dos títulos conquistados, Edson Arantes do Nascimento – Pelé, segura o troféu do único jogador do mundo a ter se apoderado de três títulos, enquanto Cafu marcou participação em três campeonatos, sendo o atleta que mais entrou em campo, em 17 partidas.

Ronaldo, o Fenômeno, também participou de três copas do mundo, nos anos de 1994, 1998 e 2002, tendo alcançado a marca de Pelé em número de gols numa única copa, 12.

Os técnicos brasileiros campeões em copas do mundo são: Vicente Ítalo Feola, 1958; Aymoré Moreira, 1962; Mário Jorge Zagallo, 1970; Carlos Alberto Parreira, 1994; e Luiz Felipe Scolari, 2002.

Os Capitães das seleções campeãs do Brasil foram: Hilderaldo Luiz Bellini, em 1958; Mauro Ramos de Oliveira (que recebeu o apelido de Marta Rocha por ser muito elegante), em 1962; Carlos Alberto Torres, em 1970; Carlos Caetano Bledorn Verri (o Dunga), em 1994; e Marcos Evangelista Moraes (Cafu), em 2002.

O time da Inglaterra é um dos maiores “fregueses” da seleção canarinho, pois nunca venceu o Brasil em uma disputa de copa do mundo. Uma curiosidade é que das cinco copas ganhas, os times se encontraram em quatro delas, das quais o Brasil se consagrou campeão. Os encontros aconteceram nas copas de 1958, 1962, 1970 e 2002. Dá para se pensar que os ingleses trazem sorte para o time do Brasil!

A diferença entre o FBI e a CIA


O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.

O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.

Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.

A Caixa de Pandora



O mito da caixa de Pandora faz alusão à origem dos males que permeiam o mundo.

A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu.

Antes disso, Prometeu recusou a jovem Pandora de Zeus temendo que ela fizesse parte de algum plano de vingança da divindade roubada. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.

Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu manteve relações com ela e caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo. Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu.

Logo percebendo o erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o Homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. Além disso, esse mesmo mito explora a construção da identidade feminina como sendo marcada pela sensualidade e o poder de dissimulação.

Encher linguiça


Conforme observado por muitos especialistas em História do Brasil, o acesso à carne nos tempos coloniais era coisa bastante cara e difícil de resolver. Somente os grandes proprietários de terra tinham a oportunidade de consumir uma peça de carne fresca. Para o restante da população sobravam as carnes de menor valor e procedência. Dessa forma, foi necessário se adaptar ao ambiente hostil aproveitando os produtos de origem animal de toda a forma.

Em muitos casos, a criação caseira dos porcos era uma solução para a carestia de proteínas daquele tempo. Entre outros derivados, a linguiça era uma interessante alternativa em que qualquer tipo de carne e gordura servia para encher as tripas que embalavam o produto. De tão recorrente, o hábito de “encher linguiça” deixou de ser apenas uma tarefa doméstica para também se transformar em mais uma de nossas expressões idiomáticas.

Geralmente, a expressão é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes ou questões sem a menor importância. O “enchedor de linguiça” também pode ser reconhecido naqueles típicos sujeitos que arranjam qualquer assunto desinteressante para impressionar alguém ou matar o tempo. Não se restringindo ao mundo da fala, a habilidade de encher linguiça também serve para os alunos que tentam ganhar pontos em uma avaliação com respostas prolixas e nada objetivas.

Nos frigoríficos modernos, a fabricação de linguiças é resultado de um processo bastante criterioso. A qualidade das carnes e o percentual de gordura empregado seguem normas criadas por especialistas. Dessa forma, vemos que a falta de critério para se encher linguiça acabou ficando por conta de quem fala demais, mas não tem nada de interessante a dizer.

Por que os pássaros geralmente não tomam choque em fios elétricos?





Curiosamente, os pássaros conseguem pousar sobre fios elétricos, encapados ou não, sem levar choque. Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente.

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará uma descarga elétrica porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também; desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio.

Agora se você pegar em um fio destes e der diferença de potencial a ele (encostar em algo - outro fio, poste....) o choque acontecerá.

Em localidades que existem Tuiuius, os fios da rede elétrica são mais afastados uns dos outros. O pouso dele sobre estes fios não ocasiona o choque como no pássaro da foto; porém a asa dele é muito grande; no pouso ou ao vor a asa dele pode encostar em outro fio gerando uma ddp e ocasionando a passagem de corrente pelo pássaro ou como é mais conhecido - o famoso choque elétrico

Benefícios e Malefícios do Chiclete



Uma universidade da Inglaterra fez uma experiência com algumas pessoas e descobriu que ao mastigar várias vezes o chiclete os mecanismos do cérebro responsáveis pela memorização são ativados e os batimentos cardíacos são aumentados. O cérebro por sua vez funciona melhor por causa do aumento da circulação do sangue e do oxigênio.

Para alguns, a mastigação do chiclete ajuda a perder calorias, o fluxo da saliva aumenta e a produção de ácidos que causam cárie diminui. Mas, em contra partida, a mastigação de um chiclete não deve ser feita como a primeira refeição do dia, pois a produção de suco gástrico sem alimentos favorece o processo de gastrites e úlceras, além de sobrecarregar a mandíbula causando bruxismo e problemas na dentição.

Na Grécia antiga as pessoas mastigavam resina de árvore para fazer a higiene bucal, depois de muitas substâncias usadas para mascar, Thomas Adams teve a ideia de mastigar a borracha que usava e assim surgiu o primeiro chiclete.

O que é Psicofisiognomia ?






A psicofiognomia é uma ciência utilizada pelos antigos egípcios para escolher seus imperadores a partir do seu perfil. Essa analisa o formato do rosto, o comprimento do nariz, o tamanho dos lábios, das orelhas, e por meio desta análise aponta as características, o psicológico, a personalidade e outros fatores que permite uma pessoa se auto-conhecer.
Para a análise ser mais eficiente, prática e lógica, o rosto foi dividido a partir de pontos que mostram características específicas. A parte que vai do couro cabeludo até as sobrancelhas representa o pensamento lógico, o intelecto; a parte que vai da sobrancelha ao nariz representa o lado emocional da pessoa e a parte que vai do nariz ao queixo representa o instinto e as suas necessidades. O lado esquerdo da face caracteriza o lado íntimo da pessoa enquanto o lado direito caracteriza o social.
A testa apresenta características que principalmente para as mulheres são marcas de expressão, mas estas revelam coisas interessantes:
Testa muito lisa: Significa que a pessoa não usa a sua capacidade intelectual;
Testa larga e ampla: Significa inteligência e perspicácia;
Testa com uma ruga horizontal no meio: Significa uma pessoa idealista e sonhadora;
testa com uma ruga sobre a sobrancelha: Significa uma pessoa extremamente materialista;
Testa com uma ruga vertical no meio: Significa pessoas explosivas, de “pavio curto”;
Testas com muitas rugas horizontais e verticais: Significa pessoas tensas e com facilidade ao desequilíbrio emocional.
O nariz normalmente não agrada muito, mas também apresenta fortes características, a saber:
Afilado: Nariz de ponta muito fina revela temperamento curioso e penetrante. Se todo o nariz for fino, a pessoa tende a ser negativa e irônica. Quando o nariz é largo com a ponta fina caracteriza pessoas sagazes e ambiciosas.
De "batatinha”: Caracteriza pessoas simples, maleáveis que se contentam com pouco.
Reto (de perfil): Caracteriza pessoas de caráter e sensatas que abrem mão de suas vontades para beneficiar terceiros. São carentes ao extremo e vivem à procura do amor platônico.
Arrebitado: Caracteriza pessoas alegres, otimistas e de temperamento forte que vivem intensamente. Entrega-se intensamente ao amor e exige o mesmo em troca. Assimétrico: Caracteriza pessoas de conflitos emocionais, complexos, sensibilidade, inconformismo e que são anti-sociais.
Aquilino: Caracteriza pessoas com poder de liderança facilitada.
Largo: Caracteriza pessoas alegres e violentas.
Os lábios também demonstram algumas características curiosas:
Grossos: Caracteriza pessoas que intensamente necessitam de prazeres sexuais
Finos: Caracteriza pessoas insensíveis.
Lábio inferior para frente: Caracteriza pessoas que possuem a arte de falar muito.
Lábio superior para frente: Pessoa preservada.
A cor dos olhos revela sentimentos existentes:
Negros: Caracteriza pessoas de seriedade harmoniosa que amam a vida. Possui caráter forte e dominador.
Azuis: Caracteriza pessoas delicadas, sensuais, intuitivas e dinâmicas.
Verdes: Caracteriza pessoas amorosas, possessivas, ciumentas e persistentes.
Cinzentos: Caracteriza pessoas inteligentes, raciocínio destacado e grandes conhecimentos.
Castanhos: Caracteriza pessoas racionais, sensíveis, sérias e justas.
Avelã: Caracteriza pessoas de temperamento equilibrado, organizadas, seguras e racionais.
As características do queixo revelam:

Largo: Pessoas ambiciosas e voluntárias.
Estreito: Pessoas delicadas, sensíveis com talentos artísticos.
Redondo: Pessoas de iniciativa, generosidade, insatisfações ocultas e desejos de prazeres materiais.
Longo e pontudo: Pessoas com espírito de liderança, autoritárias e ambiciosas.
Pontudo mas não pronunciado: Pessoas ambiciosas, mas pessimistas.
Pequeno e bem-feito: Pessoas harmoniosas, de bom senso que se adapta facilmente a modificações.
Para dentro: Pessoas indecisas, volúveis, mas simpáticas.
Com furinho: Pessoas com força de vontade, porém inseguras.
Muito pequeno: Pessoas sonhadoras, com grande imaginação.
Duplo: Pessoas com problemas de saúde, preguiçosa, apática que renuncia suas responsabilidades.

Por que a mosca mexe as patas quando está pousada?




As superfícies por onde as moscas pousam normalmente são sujas, o que ocorre é que elas esfregam constantemente as patas para limpá-las e facilitar o trabalho dos receptores que se encontram na ponta das patas e tem a finalidade de identificar o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.

As patas exercerem a função locomotora também.

Bebidas Energéticas




Bebida energética é a bebida que estimula o metabolismo, uma combinação de metilxantinas, vitaminas B, e ingredientes de ervas exóticas que têm por finalidade fornecer energia. Essas bebidas contêm cafeína, guaraná, taurina, ginseng, maltodextrina, inositol, carnitina, creatina, glucoronolactona, ginkgo biloba. Enquanto algumas versões contêm altos teores de açúcar, outras são adocicadas artificialmente.

A carnitina apesar de ser um forte estimulante, está presente em pequenas doses, portanto qualquer efeito de explosão pode ser psicológico. A quantidade de cafeína contida em uma dose de energético corresponde a 500 ml de refrigerante à base de cola. A taurina, um aminoácido presente no organismo humano, aumenta a resistência física e diminui os efeitos depressores do álcool.

A cafeína, como é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), ocasiona aumento da atenção, estimula a liberação de adrenalina e facilita a liberação de cálcio, o que proporciona uma contração muscular mais efetiva. Sendo assim, a cafeína pode atuar em três diferentes sistemas de fornecimento de energia (ATP, anaeróbio e aeróbio) estimulando-os.

A glucoronolactona é uma substância formada a partir de glicose, auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. No exercício físico age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance.

A bebida energética contém grande quantidade de carboidrato, o que a caracteriza como “Bebida Energizante”. São hipertônicas, tem grande concentração de açúcar, por isto estimulam a sede. Apresenta também vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B.

Inicialmente a bebida energética foi desenvolvida para o público noturno, como, por exemplo, aquelas pessoas que desejavam passar a noite toda dançando. Porém, hoje o perfil do consumidor é mais abrangente: tanto jovens e estudantes quanto outras pessoas de diferentes idades fazem uso dessa