domingo, 8 de novembro de 2009

Um mar nascendo no meio da África


Segundo a NewScientist nos últimos dias abriu-se uma fissura de 60 quilômetros de comprimento por 8 metros de largura na crosta terrestre, na região de Afar, Etiópia. A zona é conhecida como o Grande Vale do Rift e corresponde a falha geológica produzida pela fricção entre a Placa Africana e a Placa Arábica. Vista através do Google Maps, são uma série de estrias entre 3.000 e quase 5.000 quilômetros de comprimento.

A falha começou a se formar há mais de 30 milhões de anos, e previsivelmente será o ponto de separação entre os continentes africano e asiático.

A crescente fissura foi detectada inicialmente em setembro de 2005, quando o vulcão Dabbahu entrou em erupção com grande violência, acompanhado de terremotos que açoitaram boa parte da região.

Este tipo de fraturas abertas são habituais na crosta terrestre, especialmente sob os oceanos. Mas esta está entusiasmando os geólogos porque puderam comprovar que este tipo de gretas, produzidas pelo magma preso na crosta terrestre que ao solidificar-se atua como uma cunha, acontecem em períodos de tempo muito menores dos que se pensava. Ademais permite assistir ao vivo ao que provavelmente seja o nascimento de um novo mar quando a fissura atinja a costa e seja inundada pela água.

No entanto, dado que este evento é produzido em uma escala geológica ficaremos sem ver o seu final: levará uns 4 milhões de anos até que a greta atinja um tamanho similar ao do Mar Vermelho (335 km de largura), que é também parte do Grande Vale do Rift e tem sua origem precisamente em uma falha aberta como a detectada agora.

Nenhum comentário: