quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Manchas em Betelgeuse

Betelgeuse é, além de um astro com um nome estranhamente raro (de origem árabe), uma estrela que se destaca por seu enorme tamanho. Não está entre as 10 estrelas mais próximas ao sol, senão que se encontra a 650 anos luz. Alguns cientistas crêem provável que esta bomba gigante exploda, se convertendo em uma supernova, quando ainda estivermos por aqui. Uma preocupação a mais para os "conspiranóicos" e criadores de catástrofes!





O segredo de seu enorme tamanho radica em que é uma gigante vermelha em fase terminal. Os astrônomos estimam que seu diâmetro é, apesar das típicas variações de tamanho desta classe de astros, ao menos várias centenas vezes maior que o nosso Sol. Só para que tenham uma ideia do que isto pode supor: se Betelgeuse ocupasse o lugar correspondente ao Sol, sua superfície atingiria a órbita de Saturno. Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, fixem no desenho abaixo ou nesta animação que fiz ainda em 2006 quando ainda não haviam descoberto 3 dos maiores astros atuais, no mínimo, 250 vezes maiores que a VV Cephei.







Pois bem, agora os astrônomos Xavier Haubois e Guy Perrin do Observatório de Paris, após estudarem os dados tomados em 2005 por uma equipe de telescópios que operavam em luz óptica e infravermelha a partir do Texas, empregaram-nos para reconstruir a imagem infravermelha da estrela em massa. A imagem conseguida (ver primeira foto) tem um grande detalhe, e revelou que a superfície desta gigante vermelha tem duas manchas brilhantes, assim como as de nosso sol, que poderiam mostrar a influência do campo magnético de Betelgeuse sobre sua superfície.




O resultado desta pesquisa foi publicada em Astronomy & Astrophysics.

Nenhum comentário: