sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Por que as mulheres vivem mais que os homens ?



Tanto em humanos como em outros mamíferos, a expectativa de vida das fêmeas costuma superar à dos machos. Mas por quê? Segundo a boa campanha do Ministério da Saúde, o homem morre mais cedo porque evita procurar ajuda médica, mas o professor Tomokhiro Kono, da Universidade de Tóquio tem outra explicação. Ele diz que a culpa poderia ser do esperma paterno.




Em uma pesquisa publicada esta semana na revista Human Reproduction, Tomohiro Kono relata como os 13 ratos criados em seu laboratório a partir de dois ovócitos femininos, e portanto com a carga genética de duas mães (ratos bi maternos), vivem ao redor de 186 dias a mais que os ratos nascidos da união normal de óvulo e espermatozóide.


A média de expectativa de vida destes roedores é de 600 a 700 dias, o que implica que os livres de esperma vivem mais 30%. E se já não fosse o bastante, estes animais têm um sistema imunológico mais ativo que seus congêneres com pai e mãe.


Kono suspeita que as razões para esta diferença na longevidade poderiam estar relacionadas com um gene (Rasgrf1) do cromossomo 9 ligado ao crescimento, e que normalmente é herdado por via paterna.


Esta é a primeira vez que alguém demonstra tal fenômeno em mamíferos, e os autores do estudo acham que poderia explicar por que as fêmeas de muitas espécies vivem mais tempo que os machos .


Nenhum comentário: