domingo, 18 de outubro de 2009

70 mil mulheres morrem ao ano em abortos clandestinos


Os abortos realizados em condições de insegurança causam a morte de mais de 70 mil mulheres ao ano. A maioria acontece nos países cuja legislação neste âmbito é mais restritiva, Brasil incluso. Estes são os resultados de um relatório do Instituto Guttmacher, "O aborto a nível mundial: uma década de progresso desigual", que aponta que o número de mortes é bem maior que os danos graves para a saúde.


Você é contra ou a favor da descriminalização do aborto ?

O relatório diz que o número de abortos caiu de 45,5 milhões em 1995 para 41,6 em 2003. No entanto os abortos clandestinos permanecem no mesmo patamar (de 19,9 a 19,7 milhões), que acontecem principalmente em países menos desenvolvidos e com leis mais restritivas, onde vivem 40% das mulheres.

O relatório do Instituto Guttmacher fala sobre a necessidade da prevenção, já que os países onde o uso do preservativo aumentou, os abortos diminuíram. Mas o acesso aos anticoncepcionais ainda é complicado, somente 28% das casadas africanas usam. O relatório ademais alerta sobre a queda do financiamento de anticoncepcionais pelos países ricos para os mais pobres e o abandono da pesquisa por parte das grandes indústrias farmacêuticas para encontrar métodos alternativos ao preservativos.

As leis relativas à interrupção voluntária da gravidez estão se tornando mais liberais nos últimos anos -19 países eliminaram suas restrições desde 1997-, ainda que há outros, como Polônia, El Salvador e Nicarágua, que recrudesceram. Na Nicarágua, onde foi proibido, aumentaram os casos de mortes por abortos clandestinos e suicídios de adolescentes.

No Brasil, onde o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estupro e de risco de vida materno, são realizados em torno de um milhão de abortos clandestinos por ano, sendo este considerado, segundo estimativa do Ministério da Saúde, a terceira causa de morte materna no país.

Existe uma proposta de um Anteprojeto de Lei, tramitando no Congresso que inclui uma terceira possibilidade quando da constatação de anomalias fetais.

Nenhum comentário: