segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Kakapo, espécie em perigo crítico de extinção




Okakapo (Strigops habroptilus) é uma espécie de papagaio noturno endêmico da Nova Zelândia. É famoso por ser o único papagaio do mundo que não sabe voar, o mais pesado. O kakapo é uma ave em em perigo crítico de extinção, com uma população total de apenas 91 exemplares, todos eles monitorados por equipes científicas.


O kakapo é um papagaio de constituição robusta que pode medir até 60 cm de altura e pesar entre 3 a 4 quilos. As asas são atrofiadas e pequenas e servem apenas como balanço quando estas aves circulam entre os galhos de árvores.

A plumagem do kakapo providencia uma boa camuflagem contra a vegetação nativa e como não têm penas de voo rijas, eles têm uma plumagem muito suave e macia, o que lhes valeu o epíteto específico habroptilus, que significa precisamente pena suave em Grego.

Outra característica distinta destes papagaios é o seu odor intenso, descrito como uma mistura de flores e mel. Apesar de agradável ao nariz humano, este odor provou ser uma enorme desvantagem para a espécie em relação aos seus predadores. Quando em perigo, o kakapo fica paralisado à espera que a sua camuflagem o proteja dos predadores, o que foi uma grande estratégia para evitar o seu grande inimigo, a águia gigante de Haast, mas que nada lhe valeu junto de mamíferos de olfato apurado.

Eles são primordialmente noturnos e como não podem voar, são excelentes escaladores, subindo ao topo das mais altas árvores. Também são capazes de utilizar suas asas como para-quedas ao se lançar de grandes alturas, flutuando majestosamente até o solo do bosque. Ao ter perdido a habilidade de voar, os kakapo desenvolveram patas muito fortes e são capazes de correr a uma velocidade considerável, mas não podem manter esta velocidade durante longas distâncias.

Parte deste comportamento pode ser observado no seguinte vídeo, onde vemos um exemplar desta espécie tentando se acasalar -coitado do bichinho está numa seca- com a cabeça um repórter. É notável a confiança com a qual se move entre os humanos. Este vídeo foi feito pelos reporteres Stephen Fry e Mark Carwardine da BBC, para sua série "Last Chance To See", dedicada a espécies em perigo de extinção.






Nenhum comentário: