segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Por que bocejamos ?


Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbônico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo se equilibra. Isso porque a quantidade de oxigênio na corrente sangüínea aumenta.


Aposto que você bocejou !!!

Ahh... confessa que Sim... a maioria das pessoas sentem vontade de bocejar quando vê o próximo bocejando, ou quando vê um figura que lembre o bocejo, ou então simplesmente quando pensa em um bocejo.

Agora eu te pergunto:

Você saberia me dizer porque é assim?
Você já parou para se perguntar porque isto ocorre?
Já se perguntou e não sabe a resposta?

Pois é... eu também não sei...

(aposto que matei vocês de decepção agora, não foi?)

Na verdade, nem os cientistas sabem. Aliás, este ainda é um grande mistério para as áreas responsáveis pelo estudo do comportamento humano e da neurologia.

Porém, fique tranquilo. Você não é o único a bocejar “em conjunto”. Vertebrados como peixes, crocodilos, cavalos, tartarugas e até os pássaros bocejam.

Veja algumas explicações encontradas para o bocejo em "conjunto":

Algumas teorias explicam que o ato de bocejar é um costume antigo (desde os primórdios da humanidade), o que leva-se a pensar que tal ação seria alguma forma de comunicação entre os primitivos. O fato contagiante seria uma forma de todos transmitirem o retorno àquele que emitiu o bocejo.

Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão das almas de cada pessoa. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre.

Já estudos científicos indicam que o bocejo está relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam estas pesquisas, o bocejo é uma forma de driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção. Este mecanismo também se relaciona com o facto de o bocejo ser tão contagiante. Ao ser ‘transmitido’ para outra pessoa, melhora, em geral, o estado de vigília de todo o grupo.

Por ser este comportamento involuntário, é quase impossível segurar um bocejo, por mais que você tente. Pesquisas afirmam que em torno de 60% se sente contagiado pelo bocejo alheio .

Mais perguntas:

E como parar um bocejo? E como evitar uma bocejada em cadeia?

Eis o mistério da humanidade... a pergunta que não quer calar... oO

O que eu consigo tirar de conclusão é o seguinte:

O bocejo é um ato involuntário, porém é até gostoso. Relaxa, dá mais vida (ou mais sono). Portanto, aproveite para bocejar mais um pouco lendo isto :


UUUUAAAAAAAAAAAHHH !!!

Galera obrigado por visitarem meu blog, conto com o comentário nas postagens de vocês turminha, abraço a todos .

Nenhum comentário: