segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chang Cheng


Com uma história de mais de 2000 anos, e ainda conservando a sua magnificência, diz-se que a Grande Muralha da China (em Chinês Chang Cheng) é a única obra humana que pode ser vista do espaço.


A obra de fortificação original se estendia por 2.400 quilômetros, desde a província de Kansu, passando pelo Sul do deserto do Gobi, até a península de Liadong (golfo de Bonai). Sua construção começou no século VII AC para deter as invasões dos Tártaros e os Mongóis que vinham do norte da China. No ano 220 AC, o primeiro imperador da dinastia Quin, Shih-Huang-Ti, começou a obra que deveria ter, segundo ele, uma largura de cinquenta passos. A idéia era unir antigas muralhas e construir novas tornando impossível passar pelo lado, por cima, por baixo ou ainda derrubá-las.
Dada a ordem, uns 700 mil trabalhadores e 300 mil soldados se dirigiram para o norte para começar a obra. Homens, mulheres e meninos, foram obrigados a trabalhar dia e noite sem parar.
Sua construção foi finalizada 10 anos mais tarde com barro em seu interior e com tijolos e pedras no lado externo. Chegou a ter mais de 6.000 quilômetros de distância.

Ainda que com grandes deteriorações, hoje subsiste em sua maior parte.
Conta-se que os escravos que morriam devido ao trabalho forçado eram enterrados alí mesmo, no interior da muralha, por seus colegas. Eram literalmente emparedados.
De acordo com uma rápida estimativa, se usarmos todos os tijolos e rochas utilizados na Grande Muralha da dinastia Ming e construírmos um muro de um metro de altura por cinco de largura, este poderia dar uma volta na terra com sobras. Se construíssemos uma rodovia com cinco metros de largura e 35 centímetros de espessura, esta rodovia daria 34 voltas na Terra.
Em 1988 a Grande Muralha foi declarada pelas Nações Unidas como uma das maiores heranças culturais da Humanidade.

Nenhum comentário: