segunda-feira, 27 de julho de 2009

A história de Valentina, a menina que dormia entre os mortos Parte 2


O assassinato do presidente Habyarimana e o avanço da Frente Patriótica Ruandesa desencadeou o derrame de ódio e ira por toda Ruanda. Começaram as matanças e queima de casas por parte das milícias hutus, obrigando uma deslocação em massa de pessoas para campos de refugiados situados na fronteira com os países vizinhos.

Valentina e sua família se resguardaram na igreja de Nyarubuye, um refúgio de imunidade fictícia, junto com 2.000 tutsis e hutus moderados.

- "Na sexta-feira, 15 de abril, chegaram os assassinos, encabeçados por Sylvestre Gacumbitsi, o prefeito de minha cidade. Reconheci muitos de meus vizinhos hutus entre os mais de 30 homens que rodeavam a igreja. Levavam facas e facões... Primeiro pediram que entregássemos nosso dinheiro, dizendo que aqueles que pagassem se livrariam da morte. Mas após pegar o dinheiro mataram todos . Começaram então a jogar granadas. Vi um homem explodindo pelos ares, em pedaços. Diziam que éramos serpentes e que para matar as serpentes tinham que cortar a cabeça..." - Valentina Iribagiza.



A foto acima mostra

Livro Batismal sobre cama de ossos humanos na igreja de Nyarubuye.

Nenhum comentário: