domingo, 26 de julho de 2009

O enigma da solidariedade humana - parte final




Mas talvez, um dos mais claros gestos de afeto de nossos antepassados foi encontrado na Espanha, em Atapuerca. São uns restos achados recentemente de 530.000 anos e que pertencem a uma menina de 10 anos que tinha uma má formação na cabeça.






Seu crânio era assimétrico e o mais provável é que sofresse de deficiências físicas e mentais. Os pesquisadores não têm nenhuma dúvida de que esta menina não teria sobrevivido 10 anos se não fosse cuidada por alguém, ademais, de ter sido aceita pelo resto do grupo.






Em um princípio os pesquisadores pensavam que era menino e o chamaram Benjamin, "o mais querido". Quando descobriram que era menina então ficou "A mais querida".Agora a pergunta que pode ser proposta é Por que? Por que o homem começou "de repente" a ir na contramão da lógica natural da sobrevivência?É a regra número um da seleção de espécies e da teoria da evolução: Os especimes fracos não devem sobreviver, são um ônus que põem em perigo a sobrevivência do resto do grupo e por tanto da espécie.Carregar um ser débil é ir contra a natureza das coisas. Então, por que o homem decidiu se opor a tão básica regra da evolução e começou a sentir compaixão, carinho, amor? Nunca saberemos, mas esperemos que esta humanidade que nos caracteriza e que a cada dia parece mais escassa, nunca nos falte.

Nenhum comentário: