domingo, 26 de julho de 2009

O Estranho caso de Julia Pastrana - parte 2







Já casado com Julia Pastrana, mister Lent levou-a para uma série de apresentações pela culta Europa, onde obviamente a aparência de sua esposa despertou tremenda curiosidade tornando o matrimônio negócio ainda mais lucrativo.

A parte das apareções públicas, Lent organizava festas particulares em casa –pagas por suposto- para um público seleto, onde sua original esposa em pessoa, era o tema de conversa.

Para estas apresentações privadas Lent ensinou-lhe a cantar e dançar, e ela, por sua própria conta, aprendeu a ler e escrever em três idiomas. Dizia que gostava de dedicar seu tempo livre à leitura, ainda que curiosamente nos shows artísticos era anunciada como uma completa selvagem.

Em 1859, quando se apresentava em Moscou, Julia Pastrana descobriu que estava grávida.

Em 20 de março de 1860, enquanto seu esposo cobrava entrada para que as pessoas pudessem presenciar seu parto "ao vivo", Julia dava a luz a um filho varão idêntico fisicamente a ela, que só sobreviveu dois dias. Julia morreu três dias depois que seu filho.

Lent, um tipo totalmente sem escrúpulos vendeu entradas –e muito caras- para que pudessem presenciar a agonia de sua esposa.

Após a morte de sua mulher e filho, Theodore ainda arrumou uma forma de ganhar dinheiro: mumificou os dois e vendeu-os à Universidade de Moscou. Só que pouco tempo depois descobriu que a universidade estava cobrando ingresso de visitas públicas de cientistas às múmias, e apresentando a certidão de casamento reclamou sua família embalsamada, e inventivamente acomodou-os em uma plataforma: Julia de corpete e vestida como bailarina russa, e o pequeno sobre um pedestal trajando roupa de marinheiro.

Nenhum comentário: