segunda-feira, 27 de julho de 2009

Por onde anda a garotinha de "O exorcista"?


Impossível para qualquer um, e muito menos para ela, separar seu nome da menina Regan MacNeil que era vítima de uma possessão diabólica no "O Exorcista" de William Friedkin. Tanto, que nunca conseguiu decolar sua carreira após esta personagem.


Linda era considerada uma criança fora do normal por suas aparições em comerciais de TV e em filmes. Por isso ela foi selecionada para atuar no filme "O Exorcista", da Warner Brothers, que se tornou um grande sucesso e até hoje é referência quando se fala do gênero "Terror".

"O Exorcista" conta a história de Regan MacNeil, uma menina meiga e doce que é possuída pelo diabo e para exorcizá-la, são chamados dois padres. O filme contou com efeitos especiais, novidade naquela época. Chocou a todos que assistiram, a ponto de pessoas desmaiarem no cinema. Por conta disso a atriz até recebeu ameaças de morte e perseguições. O filme, em sua sequeêcia, veio seguido de "O Exorcista - O Herege", que ao contrário do primeiro, fracassou.

Linda foi indicada ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em "O Exorcista". Ela fez ainda alguns bons filmes nos anos seguintes, mas a fama não lhe fez bem, teve sérios problemas com o alcoolismo e com as drogas, e tratou de levantar vôo em esporádicas participações em filmes B que sempre remetiam ao papel que a tornou popular. Por mais de uma dezena de atuações em filmes "trash" recebeu algumas tantas indicações ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Atriz. Por essa época frequentemente, aparecia em revistas de mulher pelada para engordar o salário.

No início dos anos 90, Linda decidiu abandonar as drogas, deixando toda a parte ruim da sua carreira para trás. Não ficou tão famosa como outrora, mas voltou a ser considerada uma boa atriz e a aparecer em revistas, mas dessa vez vestida.

Hoje, aos 48 anos colabora ativamente em obras de beneficência, criou sua própria fundação para a proteção de animais, o Linda Blair' World Heart Foundation, uma entidade destinada a ajudar e recolher animais abandonados, e tem até seu site oficial.

Curiosidades:


O Exorcista foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado para o Oscar de melhor filme -ganhou dois, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som-. O filme marcou a história do cinema por diversas cenas: a volta de 360 graus da cabeça de Regan, as auto-mutilações com um crucifixo, a cena em que a menina desce as escadas de forma semelhante a de uma aranha jorrando sangue pela boca, os vômitos verdes e a voz do demônio.






Nenhum comentário: