quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crepúsculo no amanhecer de Passchendaele

A imagem abaixo é realmente arrepiante foi feita em Passchendaele, Bélgica, durante a atroz batalha de Passchendaele em 1917. Vemos um batalhão médico australiano limpando a área e fazendo os primeiros socorros aos sobrevivientes








Ao vasculhar as imagens de antes e depois de Nagasaki, vemos sem necessidade alguma de palavras o poder destrutivo da bomba atômica. O que resulta impressionante aqui é olharmos o antes e o depois (imagem abaixo) da Terceira Batalha de Ypres. Nenhuma bomba atômica, senão o desejo de destruição e o poder bélico humanos que praticamente varreu o pequeno povoado belga de Passchendaele do mapa. Nesta batalha morreram aproximadamente 850 mil soldados, 300 mil do lado Alemão e 550 mil do resto dos países lutando contra a Alemanha. Novamente, todo rastro de vida e civilização desaparece.

Esta batalha seria emblemática, e inspirou a maior quantidade de filmes e obras sobre a Primeira Guerra, na qual vemos o soldado lutando em uma trincheira inundada pelas intensas chuvas.




Por alguma razão este tipo de imagem sempre faz lembrar também a fotografia da Catedral de Colônia, durante a Segunda Guerra, que sobreviveu praticamente intacta em uma cidade arrasada pelas bombas. E novamente, esse desejo destrutivo da humanidade, já que a razão pela qual não foi bombardeada foi porque os pilotos aliados a utilizavam como guia para se localizar durante os bombardeios.