sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vacina experimental previne a AIDS em 31% dos casos


Pela primeira vez, uma vacina experimental conseguiu evitar a infecção do vírus do AIDS, um resultado que além de ser inesperado representa um divisor de águas na luta contra a epidemia que atinge 33 milhões de pessoas no mundo. Fracassos recentes levaram muitos cientistas a pensar que tal vacina talvez nunca fosse possível.



A vacina anulou o risco de infecção em mais de 31% dos 16 mil voluntários na Tailândia que participaram no maior teste realizado no mundo com uma vacina contra a AIDS, anunciaram pesquisadores ontem em Bangkok.

Mitchell Warren, diretor executivo da Coalizão pela Defesa de uma Vacina para a AIDS, um grupo internacional que trabalha para o desenvolvimento de uma vacina, disse:

- "Este dia marca uma meta histórica. Tomará tempo e recursos para analisar e compreender os dados em sua totalidade, mas existe pouca dúvida de que esta descoberta revitalizará o estudo da vacina da AIDS".

O Ministério de Saúde Pública de Tailândia, que dirigiu o estudo, utilizou amostras do HIV comum na Tailândia. Não se sabe se tal vacina funcionaria contra outras amostras dos Estados Unidos, África ou outras regiões.

Lógico e evidente que estes estudos são indispensáveis para a descoberta da vacina, mas não há como evitar de questionar do por que o estudo foi feito na distante Tailândia e totalmente financiada pelo exército Americano? Cobaias?

Nenhum comentário: