sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Colibri zunzunzinho, o menor pássaro do planeta




Com 1,8 gramas e 5 cm do bico ao rabo, o colibri zunzunzinho (Mellisuga helenae), também conhecido como pássaro mosca ou elfo das abelhas, é considerado como a ave de menor tamanho que existe na natureza. Seu ninho mede apenas 3 cm e é a ave com a menor quantidade de penas. Sua temperatura corporal de 40°C durante o dia é a mais alta de todas as aves.

O colibri zunzunzinho é originário de Cuba e da Ilha da Juventude. O macho, de menor tamanho que a fêmea, possui uma cabeça e pescoço de cor avermelhada, azul metálico nas costas e nas asas, e branco acinzentado no peito. A fêmea tem uma coloração verde azulada com peito branco e possuem manchas brancas na ponta do rabo.

No vôo agita suas asas ao redor de 80 vezes/s, o que lhe permite permanecer no ar, em uma mesma posição durante muito tempo. Durante o acasalamento agita as asas até 200 vezes por segundo e possui o segundo ritmo cardíaco mais rápido de todos os animais.
Esta espécie está classificada como "Quase Ameaçada" pela UICN, já que tem uma população moderadamente pequena que está diminuindo rapidamente como resultado da perda de bosques e a degradação de seu habitat.

Nenhum comentário: