sábado, 26 de setembro de 2009

Por que não há câncer de coração ?


Apesar de que possivelmente, assim como eu, nunca tenha ouvido falar sobre uma pessoa com este mal, qualquer célula do corpo tem a capacidade latente de tornar-se maligna, de modo que o câncer pode, sim, afetar o oração. Mas os casos são tão raros que os valores estatísticos são insignificantes.


O câncer aparece a partir de mutações no DNA de uma célula e, em geral, são diversas as mutações que a célula tem de experimentar antes de se converter em um câncer invasivo e mortal. A maioria destas mutações ocorrem durante o processo de divisão celular e a replicação de DNA que esta implica, e se transmitem às células filhas.

Mas as células cardíacas limitam-se a bombear sem replicar-se para criar novas células, a não ser que tenha ocorrido alguma lesão. Então, como existe tão pouca divisão celular no coração, a probabilidade de que se produzam mutações e que estas passem às células filhas é muito baixa.

Outros tipos de câncer, como o de cólon ou o de pele, são mais habituais porque a renovação celular é constante. Ademais estas céúlas estão expostas a agentes externos que induzem mutações constantes, como os raios ultravioletas no caso do câncer de pele ou os carcinógenos alimenticios no caso do câncer de cólon.

Nenhum comentário: