terça-feira, 22 de setembro de 2009

KIRK DOUGLAS







Data e Local de Nascimento

09/12/1916, em Amsterdam, New York,
EUA

Nome de Batismo

Issur Danielovitch Demsky

Altura

1, 75 m

Minibiografia

Filho de Herschel Danielovitch e Bryna Sanglel, dois imigrantes judeus russos, Kirk Douglas teve uma infância pobre. Trabalhou duro para freqüentar a universidade. Na St. Lawrence University, fez parte da liga de boxe.
Para tentar conseguir uma bolsa, entrou para um grupo de interpretação. Seu talento o levou à Academia Americana de Artes Dramáticas, fazendo com que aparecesse em algumas produções menores da Broadway.

Em 1941, Douglas entrou para a Marinha americana, de onde só saiu após o término da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Voltando para Nova York, começou a atuar no rádio e em comerciais de TV. Sua entrada em Hollywood contou com a ajuda de sua amiga Lauren Bacall, onde conseguiu estrear em 1946 no filme de Lewis Milestone, "O Tempo Não Apaga". Com sua atuação bem recebida pela crítica especializada, logo seguiram-se outros convites para participar de novas produções hollywoodianas. Com o filme "O Invencível", de Mark Robson, Douglas recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. Posteriormente, recebeu duas outras indicações à famosa estatueta, por seus trabalhos em "Assim Estava Escrito" e "Sede de Viver", ambos de Vincente Minnelli. Em 1996, a Academia de Hollywood o distinguiu com o Prêmio Honorário pelos seus 50 anos de atividades na indústria cinematográfica.

Em 1943, casou-se com a atriz Diana Dill, com quem teve dois filhos, o ator Michael Douglas e o produtor Joel Douglas. Divorciado em 1951, casou-se novamente em maio de 1954 com Anne Buydens, com quem teve outros dois filhos, o ator e produtor Eric Anthony, e o produtor Peter Vincent.

Defensor incessante de inúmeras causas, recebeu a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, a Presidential Medal of Freedom.