terça-feira, 22 de setembro de 2009

Que aconteceria se caíssemos em um poço que atravessasse a Terra?


A princípio de tudo vamos esquecer do núcleo quente e derretido do centro da terra. Vamos fazer de conta que existe mesmo este poço que atravessa o planeta. Pois se um sujeito pulasse neste poço faria com que caísse ganhando mais e mais velocidade até que começasse a se aproximar do centro da Terra.



Obviamente no ponto central não existe gravidade já que está a uma distância mais ou menos equidistante de qualquer ponto da superfície, o qual equilibra as forças anulando-as. Uma vez que o "suicida" atingisse o centro, a inércia faria que sua queda continuasse a um ritmo cada vez mais lento conforme fosse chegando no final do túnel.

Se o sujeito tivesse pulado no poço pelo extremo do túnel localizado no pólo norte, um observador no extremo do pólo sul veria ele se aproximar lentamente até a boca do poço, parar, e depois voltar a cair em sentido contrário. A ausência de ar faria com que esta operação se repetisse infinitas vezes. Nada aconselhável se você for do tipo que vomita na montanha russa!.

Mas supondo que o poço estivesse cheio de ar, a queda não seria tão brusca já que uma vez que o corpo atinge a velocidade terminal, a resistência do ar o impediria de seguir acelerando. Como no caso anterior, a inércia faria com que atravessasse o ponto central do túnel, e ficasse subindo e descendo até um ponto no qual iria parar em completo repouso no centro da Terra - ao menos até que um outro retardado resolvesse pular no poço.