terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os oito afortunados - as únicas pessoas que sobreviveram as duas bombas atômicas









No Japão eles ficaram conhecidos como os Oito Afortunados, e são as únicas pessoas que estiveram tanto em Hiroshima como em Nagasaki quando as bombas atômicas foram lançadas.

Conquanto é muito provável que mais pessoas tenham sobrevivido a ambas detonações, aliás o Museu da Paz em Hiroshima calcula que existiram 160 Niju Hibakusha -tradução literal: pessoas duplamente bombardeadas-, a falta de registros por parte do governo e o caos depois da rendição do Japão permitiram a confirmação de somente oito casos.
Frustrado com este panorama o afamado produtor de TV Hidetaka Inazuka decidiu filmar um documentário chamado "Niju Hibaku" no qual entrevista o último sobrevivente, Tsutomu Yamaguchi, de 90 anos e do que aparentemente sai a história de Enemon.
Yamaguchi era um engenheiro da Mitsubishi trabalhando no porto de Nagasaki. O destino quis que no fatídico 6 de Agosto, no qual foi detonada a nefastamente famosa "Little Boy" de 13 kilotons, ele se encontrasse em Hiroshima em uma viagem de negócios a fim de assegurar o fornecimento de peças de reposição ao estaleiro de Nagasaki.
No momento exato da explosão encontrava-se a 2 Km da Zona Zero guarnecido por uma fortificada instalação da zona industrial de Hiroshima.
No entanto, o calor intenso e os tremores fizeram que sofresse fortes queimaduras e contusões por todo corpo. Só recorda ver o flash e o quão difícil era respirar com o ar tão quente.
Depois de ver o caos e o descontrole passou dois dias tentando voltar a sua cidade. Ao chegar, apesar das feridas decidiu reportar o ocorrido a seu chefe que, como toda a população do Japão, não sabia nada sobre o ocorrido.
Como engenheiro Tsutomu sabia que a arma utilizada em Hiroshima não era nada convencional e temia que a guerra já estivesse perdida. Seus temores se confirmariam nesse mesmo dia, em 9 de Agosto, explodiu a segunda bomba, Yamaguchi se encontrava nos escritórios do estaleiro a uns 3 Km da zona zero reportando e descrevendo tudo o que havia visto 3 dias atrás.
Voltou a sentir o calor intenso e nesse momento, segundo suas palavras "aterrorizado pensei que as explosões estavam me seguindo". Quando saiu às ruas chegou a pensar que era chegado o fim do mundo.
Felizmente desde esse então Tsutomu pôde viver uma vida pacífica e formar uma família. Já aposentado segue vivendo em Nagasaki e dedica seu tempo livre a escrever poesias.