segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cientista propõe reduzir 90% da humanidade


Eric Pianka é professor de Zoologia na Universidade de Texas, em Austin. Este homem, que tem agora 68 anos, está há quarenta anos pesquisando ecologia evolutiva de maneira que é um dos melhores herpetólogos a nível mundial.


Só para entender a importância de Pianka, a American Society of Ichthyologists and Herpetologists criou a palavra "Piankaficação" para definir a influência deste senhor na ecologia e biologia evolutiva.

Pois bem, em março de 2006 Pianka recebeu o prêmio Distinguished Texas Scientist pela Texas Academy of Science, e como é habitual, fez um discurso para a ocasião. Neste discurso, Eric Pianka disse que seria bom para a Terra, para o planeta e todas as formas de vida que habitam nele, que o número de habitantes humanos diminuísse radicalmente. Então disse que este descenso poderia suceder, por exemplo, com a morte de 90% da população mediante doença por um vírus mutado do ebola.

Ademais sugeriu que esta drástica diminuição da população também seria um alívio para os humanos sobreviventes, já que a população humana está muito próxima dos limites do colapso por superpopulação. Isto não foi inventado por ele, há muitos pesquisadores que o apoiam com diferentes teorias e modelos matemáticos, desde os estudos do crescimento da população de Malthus no século XIX.

A raiz desse discurso várias pessoas conhecidas vem denunciando Pianka por "bioterrorismo" e por fazer apologia de um genocídio, e exigem que seja preso pela ameaça que pode ser para o mundo. Mais ainda, Eric Pianka e outros membros da Texas Academy of Sciences estão recebendo ameaças de morte.

Um comentário:

Aline Gross disse...

Eu concordo com esse cara. Acho a mais pura verdade, tanto que o homem é o maior causador de todos os males à natureza, quanto que há uma superpopulaçaõ no mundo. E acho mesmo que AIDS, Gripe Aviária, Suína, Dengue e mais sei lá o raio que o parta não são doenças que sempre existiram, ao contrário, são recentes e de origem suspeita... Mas também não acho que seja o caso de uma redução tão drástica assim... O que eu sugiriria seria um controle de natalidade muito rigoroso, pois com os avanços da ciência e da tecnologia, as pessoas morrem cada vez mais velhas, os bebês nascem cada vez mais saudáveis e assim não há como não ocorrer um grande aumento populacional...